Esta é uma daquelas cartas que, com sua " bela imagem", indica o quanto estamos perdidos por conta de erros cometidos por nós mesmos, e que acabaram por nos colocar "numa fria", literalmente.
Claro que o significado da carta não é apenas esse, mas pode ter certeza que representa um momento muito complicado, onde teremos que encarar uma série de problemas, que vão se acumulando ao longo do tempo, embora tenhamos apenas espadas na imagem da carta, aquela velha frase "entre a cruz e a espada" se encaixa muito bem por aqui.
O número 8 é considerado cármico, e nessa carta ele alcança o seu ápice; no oito de espadas, cometemos erros que não queremos enxergar, ou que justificamos, por conta de ter sofrido algum tipo de injustiça. Um belo exemplo é trair a confiança de uma pessoa, porque se sentiu menosprezado por ela; de certo modo essa atitude justificaria a traição, mas não anularia o erro cometido.
No tarô mitológico, embora com ilustração diferente, o significado
é o mesmo: um momento de total indecisão frente a uma situação
que causa paralisia, pois sabe-se que, qual seja o caminho
escolhido, cada um deles carrega consigo uma consequência.
Esta é uma das passagens da história de Orestes e a maldição
da Casa de Atreu, do Tarô Mitológico, onde Orestes está
aterrorizado, cercado por oito espadas fincadas no chão.
A sua esquerda, Apolo, (o deus do Olimpo, sendo o responsável
por tornar os homens conscientes de seus pecados)o encara
furioso e a sua direita, As três Fúrias , elas que viviam
no mundo subterrâneo e que administravam a vingança divina:
Tisífona: era a vingança contra os assassinos
Megera: o ciúme
Alecto: a raiva contínua. Elas não tinham piedade e perseguiam
os assassinos até enlouquecê-los.
Também relaciona-se , no plano material, a dívidas intermináveis, também por falta de cálculo, de cuidados, por ignorar certos detalhes...acredito que essa carta seja a continuação do sete de espadas, da qual falarei a seguir: no sete de espadas fazemos de conta que nada está acontecendo, mentimos, e nem sempre as mentiras "colam"; é nesse momento que o oito de espadas toma o posto, pois as falhas começam a surgir e se faz necessária uma mentira atrás da outra, até chegar no ponto em que a casa cai. A sequência não poderia ser outra, nove de espadas, trazendo desespero, arrependimento, perdas irreparáveis...
Esta carta também significa um momento onde o consulente não sabe se casa ou se compra uma bicicleta. Se continua dando ouvidos para as intromissões de terceiros ou se resolver crescer e viver sua vida de uma vez por todas. Enfim, ela representa um momento onde o indivíduo precisa amadurecer, nem que seja à força.
Olá Amiga Viloleta!!
ResponderExcluirtdo bem?
Resolvi passar por aqui para mais uma vez apreciar teu blog e te convidar a me seguir tb!
Estou á procura de uma parceira para fazermos uma fusão de blogs e um trabalho unido! Fica aqui minha proposta e que ela não lhe seja ofença ...acho que trabalhamos em areas diferenciadas e podiamos unir nossas experiencias e formar um lindo trabalho! Aguardo seu ponto de vista! Abraço...luz da cigana!