Hoje, mais uma vez, venho falar sobre um dos arcanos menores, já que ontem iniciei essa jornada com o Dez de Paus. A carta quatro de ouros é a bola da vez, rs.
Estou falando deles de uma maneira aleatória, sem me tornar mecânica demais, pois a vida não é assim, e hoje a retirei do monte de cartas e me veio a inspiração de falar sobre ela.
Acho deveras interessante, como já disse, as ilustrações das cartas e como elas nos transmitem suas mensagens! Mesmo uma pessoa leiga, que nunca tenha visto uma carta de tarô na vida, vai ter alguma impressão ao olhar para elas, seja ela agradável ou não.
Nesse caso específico, é um naipe de ouros, ligado ao plano material. O personagem da carta segura com força uma moeda, simbolizando um apego muito grande. Isso vale também para questões sentimentais, aquela pessoa insegura, que sempre liga para o parceiro de hora em hora, perguntando o que ele está fazendo naquele momento. É o tal sentimento de posse.
Minha impressão dessa carta é que ele quer ter mesmo certeza de que não vai ter perdas, por isso repare, ele prende outras duas moedas com os pés, e outra está presa em sua coroa. Não tenha dúvida de que é uma pessoa de posses, sua coroa deixa isso explícito. Porém, pode vir a perder, se ficar retendo tudo para si! O personagem chega a ser quase um sovina, se você observar bem.
Seria o caso daquele empresário que tem medo de investir em seu negócio, porque não quer ter prejuízos. Ao preservar a sua segurança material, pode perder boas oportunidades e ficar para trás, pois tem medo de arriscar! É necessário perceber que existe uma enorme diferença entre ter e reter alguma coisa.
Interessante lembrar também que o número quatro está ligado a estrutura, a estabilidade. Quando essa carta aspecta um lado positivo, indica a preservação daquilo que se tem, por outro lado, em casa negativa, denota insegurança, medo da perda e também, falta de estabilidade, necessidade de cuidar mais do seu dinheiro, quando se trata de uma questão ligada ao plano material.