javascript: selectText('2');

sábado, 2 de abril de 2016




O Ás de Espadas é uma das cartas mais temidas do baralho comum, pois muitos associam o seu significado a morte física. Assim como os arcanos maiores do tarô, a Morte e a Torre, e mais o Caixão do baralho cigano, causam apreensão assim que são visualizadas na mesa de leitura! 

Oras, essas cartas representam uma grande mudança na vida de uma pessoa, e claro, nem sempre estamos preparados para mudar. Muitas vezes vem como uma forte tempestade, um casamento que termina, uma amizade de anos que se rompe, ou mesmo aquele cargo que você ocupava na empresa que lhe é tirado, de uma hora para outra.

Vamos aos fatos com relação ao Ás de Espadas no baralho comum. Seu naipe, espadas, representa dor, sofrimento, traição, mistério, segredos, doenças, obstáculos, atrasos, frustração, depressão, ruptura, perda, raiva, etc. O naipe de espada se relaciona a mente, aos nossos pensamentos.
Todos os Ases tem como correspondência o número 1, que é o líder, o pioneiro, aquele que dá o ponta-pé inicial, como também todo um novo processo que começa em nossa vida, inclusive uma nova forma de pensar.

O Ás de Espadas representa o fim de um ciclo e inicio de outro! As outras cartas circundantes é que irão determinar se esse novo começo será positivo ou traumático, se cercado por cartas de espadas! Pode representar uma grande transformação, uma mudança de status e a necessidade de se posicionar diante de uma situação crítica, As preocupações e aquela sensação de que "perdeu o chão" é algo que pode ocorrer em uma situação desse nível. É aquele momento onde somos confrontados com os nossos medos mas temos que reagir pois não há outra coisa a fazer.

Quanto ao que mencionei no início, o Ás de Espadas só pode ser associado a morte física se estiver acompanhado de cartas do naipe de espadas, tais como o 4 de espadas, que representa a doença, estar acamado, ou o 5 de espadas, que em muitos casos, tem o significado de uma cirurgia, 9 de espadas, que se refere a sofrimento e mais o 10 de espadas! Portanto é muito importante não sair por aí fazendo leituras alarmistas, estamos aqui para orientar e dar algum alento para o consulente e não jogá-lo de vez no buraco! É preciso ter sensibilidade e respeito e não fazer ao outro o que não queremos que façam para nós mesmos. 

terça-feira, 22 de março de 2016


 Leitura com o Baralho Comum

Recentemente postei um vídeo no YouTube com um exemplo de leitura com as cartas do baralho comum. 

Ele consegue ser simples e ao mesmo tempo complexo, pois existem diversas formas de interpretações diferentes para cada carta. Se você fizer uma busca através de livros ou mesmo pela internet, vai encontrar muitas variações de leitura que lhe deixarão confuso!

Existe uma interpretação correta e outra errada? Na verdade não. Você deve perceber qual tipo de interpretação tem mais afinidade com você. É como acontece no tarô, por exemplo. Dentro dos arcanos menores, para alguns, o 6 de Copas fala de nostalgia, viver no passado, estar preso nas lembranças, enquanto que para outros significa alegria, prazer. Creio que as duas interpretações estejam corretas, basta a você decidir qual delas irá utilizar em suas leituras.

Na cartomancia temos os naipes de Copas, Paus, Espadas e Ouros. Cada naipe se relaciona a um plano, no caso, Copas - emocional, Paus - estudos, espiritualidade, contato social - Espadas - conflitos, tristeza, solidão e Ouros - dinheiro, posses, documentos importantes, poder, entre outros.

Apresento um método de leitura com as cartas do baralho onde eu separo uma figura da corte (lembrando que isso pode ser feito com qualquer jogo de cartas). ela vai representar a/o consulente. Acima da cabeça do consulente, seus pensamentos, momento atual, o que o aflige. A consulente está preocupada com a mudança de comportamento do marido, que está mais nervoso e disperso do que o habitual.

Nesse exemplo temos o marido da consulente, o Rei de Copas. Acima dele, toda a preocupação por ter problemas de ordem financeira, prejuízos, perda de dinheiro e dívida crescente, sinalizados pelo 5 de espadas, 7 de ouros e 3 de espadas. Lembrando que o 7 de ouros também representa loterias, jogos, apostas, e nesse caso pode indicar que o marido da consulente não tem tido muita sorte em suas empreitadas!




Ao seu lado está a Rainha de Paus, uma mulher forte, pés no chão, vive cada dia com responsabilidade, trabalho -  8 de paus; é uma pessoa que nesse momento está voltada para assuntos materiais, como mostra o 9 de ouros. Arrisco dizer que ela é o porto seguro do Rei de Copas, que não tem muita habilidade para lidar com o dinheiro, pois gosta de comprar aquilo que deseja, sem refletir se pode realmente pagar pelo objeto de desejo, ou não.



O futuro próximo dele mostra problemas no trabalho, falta de valorização profissional - 7 de espadas, 7 de paus e 5 de paus, o que revela muito trabalho, esforço e nada de dinheiro ou reconhecimento. Se sentirá deverás frustrado com os resultados na profissão, e de fato isso acaba refletindo em sua vida material, e até mesmo pessoal, pois foi o que levou a consulente a perguntar sobre ele, do porque estava um pouco nervoso, ou menos carinhoso.



No entanto, é muito claro que não existe um problema no casamento e sim, na vida material! Aparentemente, a esposa possui uma situação financeira melhor do que a dele, e analisando todo o jogo, percebemos nitidamente que o casal abandonou o romantismo e o namoro por causa de sua preocupação com o trabalho e  as contas do dia a dia. Portanto, nem tudo é traição quando a relação esfria, tomem cuidado com julgamentos precipitados!





sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

 As Cartas do Amor

Você já ouviu falar sobre as cartas do amor? Tenho certeza que conhece vários oráculos denominados Tarot do Amor, mas essas cartas são diferentes, e creio eu que são pouco conhecidas da maioria, pois elas acompanham um livro chamado O Significado dos Sonhos - O Poder do Amor, cuja autoria é de Rosa Martinez Carrion:


São 72 cartas que possuem figuras simples, de fácil entendimento e são divididas, por assim dizer,  em 4 categorias. A primeira é A Paixão. As cartas possuem uma cor puxada para o dourado e representam o erotismo, a sexualidade do casal, o sentimento de paixão e entrega, ciúmes, sensação de poder, sede de aventura e tantas outras coisas que nos remetem ao primeiro estágio, onde conhecemos uma pessoa e nos interessamos por ela de modo intenso, quase irresistível.

Na segunda categoria as cartas possuem um tom esverdeado e sua categoria é Carinho, isso mesmo! Se refere ao período onde o amor está mais maduro, onde as emoções estão mais tranquilas, sem aquela loucura do início. Existe compreensão, preocupação com o outro, cumplicidade e uma série de outros requisitos muito importantes para que uma relação perdure por muito tempo.

Temos agora as cartas em azul, que se referem à Comunicação. Representa a maneira como o casal se comunica, se existe entendimento, ou mesmo desavenças, se falta reciprocidade. Dependendo das cartas que saem, elas revelam muita frieza. Dentro de um método de jogo onde elas se encontram em maioria, podem nos mostrar um casal que está sendo racional demais para viver a relação de um modo mais emotivo.

Finalmente as cartas em amarelo que são da categoria do Futuro;  nos mostrarão os planos do casal, fala de situações mais concretas, como casar, morar junto, comprar um imóvel, planos para casamento, união para conseguir atingir seus objetivos, enfim, são as conquistas materiais.

Em uma leitura onde, por exemplo, as cartas em azul e amarelo representam a maioria, indicam preocupação com o futuro, muito diálogo e planejamento. Quando as cartas em dourado e verde não aparecem, pode ser que esteja faltando mais carinho e proximidade física. Porém, há exceções, pois uma carta como a Aliança, por exemplo, que está em amarelo, nos fala de um casal que tem um nível muito bom de união e cumplicidade, o que torna possível  realizar alguns de seus desejos. 

As 72 cartas possuem o significado positivo em posição normal, e significado negativo em posição invertida. Eu, particularmente, prefiro utilizar casas que me mostram os pontos fracos para analisar com mais cautela, ou seja, casas que são específicas para isso, sem a necessidade que elas sejam tiradas de ponta-cabeça. 

Como esse baralho se divide em quatro categorias, me dou o direito de viajar um pouco em algumas considerações! A Paixão me remete demais ao naipe de paus, onde cartas como o Ás de Paus e Oito de Paus representam, respectivamente, o inicio de um momento muito fértil e entusiasmo ao conhecer alguém e uma paixão forte, avassaladora!

Continuando minha analogia, O Carinho me faz lembrar do naipe de copas, onde os sentimentos estão mais voltados para o carinho, a parceria, a relação com o outro em um nível mais emocional do que, propriamente, sexual.

Nas cartas da comunicação eu vejo um pouco o naipe de espadas, pois refere-se ao intelecto, e a todos os problemas que podemos ter quando o egoísmo impera, como também muito diálogo para se chegar a um acordo e encontro de soluções.

Na categoria do Futuro, eu relaciono com o naipe de Ouros, palpável, referente as conquistas materiais, ao que temos, ao que podemos ter futuramente, as conquistas, tanto materiais quanto ao investimento que fazemos para que uma relação dê certo.

Veja o vídeo e conheça suas "categorias", aqui: